Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo
Psicóloga, mestre e doutora em Ciências Médicas pela UNICAMP. Pró-reitora Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora PQ CNPq e FAPESP. Meu curriculo Lattes.

domingo, 28 de março de 2010

A que vim......

O inicio das postagens desse blog marca uma época da minha vida que sinto uma imensa necessidade de produzir... de discutir e de escrever. Espero que essa produção sirva, de fato, de reflexão a muitas pessoas que como eu, se dedicam ao ensino superior.


Em meu caminho dos últimos anos, dedicada à gestão educacional no ensino superior, tenho encontrado muitas incertezas...desde aquela referentes ao tipo de formação a ser dada a estudantes para as carreiras escolhidas até aquelas referentes a como, quanto e de que forma devemos nos preocupar com a formação continuada dos docentes que se ocupam da formação desses estudantes....

Vivemos uma época de novidades constantes...de redes sociais ativas e do comportamento de estudantes que chegam à universidade e já não pertencem mais à famosa e polêmica geração Y. Geração de qual tanto se falou....das exigências extremas, de estudantes que sabiam o que queriam, que apresentava um perfil tecnológico atualizadíssimo e da prosperidade econômica conseguida precocemente.

Pois bem, hoje nossos estudantes já não pertencem à geração Y... vão além....pertencem à geração da informação....das últimas informações...são plugados no mundo....nas relações virtuais. Adeptos das imagens preferem vídeos a textos ou livros. Querem tudo pronto....consumo rápido...não gostam de refletir...preferem as sínteses....basta que saibam das últimas notícias. E o conhecimento? Como chegam a ele? E o docente? Como pode ou deve ensinar esse estudante? O docente deve ensinar? Deve facilitar? Será que ele deve estar super atualizado e conhecer tudo das novas tecnologias de ensino/aprendizagem? Isso basta?

Essas e outras questões serão aqui apresentadas como reflexão do dia a dia. Daquilo que percebo dos docentes e estudantes que buscam o conhecimento. Espero que esse espaço se constitua num repositório muito mais de dúvidas do que de certezas porque assim deve ser a vida do docente e do pesquisador...das dúvidas que ele tem...não das que responde. Isso faz com que tenhamos força e energia para avançar sempre...

Nenhum comentário: