Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, São Paulo
Psicóloga, mestre e doutora em Ciências Médicas pela UNICAMP. Pró-reitora Acadêmica da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora PQ CNPq e FAPESP. Meu curriculo Lattes.

domingo, 11 de abril de 2010

Sobre a necessidade de recursos para dar uma boa aula

Em minha primeira postagem coloquei uma dúvida séria a respeito do que é mais importante a um professor do ensino superior hoje: atualização em recursos tecnológicos ou capacidade e conhecimento da disciplina ou conteúdos ministrados.


Pois bem...tive uma experiência na semana que passou muito interessante. Participei de um Fórum da HSM com renomados profissionais cuja proposta era falar sobre Gestão e Liderança. Ao olhar o material a ser apresentado tentei identificar por meio da síntese disponibilizada qual seria a melhor das palestras que teria oportunidade de ouvir.

Achei que uma se destacava, pois os slides e o material eram impecáveis...atraentes e com idéias incríveis. Isso me levava então, a crer que essa seria “a conferência”...porque ninguém capaz de preparar tão cuidadosamente seu material seria capaz de uma apresentação mediana...ela deveria ser no mínimo....o máximo.

Os demais materiais não me chamaram a atenção, pois eram apenas resenhas de livros escritos pelas estrelas dos dois dias que eu teria pela frente. Confesso que ao ouvir o conferencista do tal material, preparado com cuidado e técnica fiquei profundamente decepcionada...não empolgava nem com a forma de falar e nem com o conteúdo...

No segundo dia no período da tarde iniciaria mais uma conferência dividida em duas sessões cuja proposta do conferencista era falar sobre Liderança e Execução. Ao iniciar a apresentação fiquei um pouco assustada, pois o conferencista ligou um retroprojetor e eu vi projetada na tela uma transparência daquelas bem antigas na qual ele escreveu alguns itens com caneta apropriada.

A conferência teve início com aquele material jurássico e que tinha causado certa indisposição de minha parte. Os ouvintes foram experimentando a maravilha de ouvir quem sabe o que dizer e como dizer. Um professor de altíssimo nível e capaz de fazer com que aquela imensa platéia não perdesse um detalhe daquilo que explicava. Continuava a escrever na transparência, mas era preciso nas informações. Fechava cada ponto e apenas avançava à medida que esgotava e sintetizava o ponto anterior.

Andava pela platéia e fazia com que as pessoas participassem, criava momentos de descontração e de motivação para o conteúdo a ser apresentado em seguida. Enfim, deu um verdadeiro show de didática e boa prática docente....Sim Ram Charan, esse era seu nome, era o máximo de apresentação. Esse reconhecido consultor de negócios e autor de 13 best-sellers, além de responsável pelo coaching dos mais bem-sucedidos CEOs do mundo era tudo o que eu precisava ver para crer que recurso não basta...

Aquele senhor, professor experiente, e em minha opinião, exemplo de conduta de como se deve dar uma aula...com profundo conhecimento do que se diz e experiência incontestável... Ele conseguiu a atenção e admiração de seus ouvintes, durante uma tarde toda sem utilizar um só recurso tecnológico diferente de uma caneta e transparência.

Nenhum comentário: